Queda de Idosos

 

Cerca de 35% das pessoas com idade entre 75 e 85 anos sofrerão quedas no próximo ano, com graves conseqüências de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde.

 

Segundo o geriatra e gerontólogo, Armando Miguel Junior, as quedas podem ter duas causas distintas: a primeira delas chamada de queda da própria altura, que é a queda acidental, quando a pessoa tropeça num buraco, cai da escada, (por isso a importância da conservação e manutenção de vias públicas e residências) e também podem depender de uma série de circunstâncias, por exemplo, um tapete mal colocado e sem anti derrapante, animais correndo e fios soltos. A segunda é a chamada queda de pressão. O geriatra explica que toda vez que nos abaixamos, ocorre naturalmente uma queda na pressão que causa tontura que poderá resultar num tombo.

 

O frio também é outro fator que aumenta a incidência dos tombos de idosos. No inverno a sensibilidade ao frio dos idoso aumenta em virtude do mau funcionamento da glândula tireóide (responsável pelo metabolismo energético do individuo) que controla a circulação e batimentos, nem sempre bons para a idade avançada.

 

Osteoporose também é uma das causas mais comuns de quedas em idosos. Segundo Armando Miguel Junior, as estatísticas norte americanas comprovam que nos Estados Unidos, de cada duas mulheres, uma tem osteoporose, e dessas cerca de um terço morre em conseqüência de fraturas. “O que ocorre na verdade é que a pessoa quebra a perna, fratura a bacia e cai e não cai e quebra a perna” explica o geriatra. Para evitar as quedas o conselho do médico é que os objetos, principalmente os mais pesados fiquem ao alcance dos idosos e todos de fácil acesso e evitar subir em cadeiras para pegar objetos no alto.

 

A queda de idosos pode ser considerado na opinião dele um “problema de saúde pública” por causa do alto custo do tratamento, pois muitas vezes a queda acarreta numa internação, que acarreta numa cirurgia, que pode se agravar devido a baixa resistência do idoso.

 

Entrevista na Radio Bandeirantes AM 1170 - Campinas dia 28/07/2005




MENOPAUSA


Medicina Prática - TUDO SOBRE MEDICINA


Saudegeriatrica.Com.Br® 2009 - 2017 - Desenvolvido por Dinamicsite