O aumento de pressão ou agressões externas provoca calos. A calosidade é uma reação cutânea desenvolvida como resposta a um estímulo de pressão local. Ocorre por razões externas (aumento do peso corporal, ação dos calçados, hiperuso) ou por razões internas (presença de irregularidades ósseas congênitas ou adquiridas), ocorre o aumento da pressão, acelera-se a formação de placas queratinizadas (calosidades) que recobrem a região comprometida.

A prevenção é muito importante, porém, após a formação da calosidade, há uma gama de produtos que proporcionam melhora, como: os agentes queratolíticos que dissolvem a queratina e contêm o ácido salicílico; dispositivos de proteção com formatos adequados, aliviando a pressão no local; utilização de uma pedra pome durante o banho; ou podem ser aparados com o auxílio de um bisturi por um médico ou um enfermeiro.

A escolha do sapato adequado e essencial para um pé saudável. O sapato que calça mal pode causar feridas, deformação dos dedos, bolhas e calosidade. O sapato ideal deve oferecer proteção (solas firmes e a parte superior macia); evitar salto alto e sapatos pontudos; adquirir sapatos do tamanho adequado dos pés.




MENOPAUSA


Medicina Prática - TUDO SOBRE MEDICINA


Saudegeriatrica.Com.Br® 2009 - 2017 - Desenvolvido por Dinamicsite