Editorial

A saúde bucal é, conforme a I Conferência Nacional de Saúde Bucal, parte integrante e inseparável da saúde geral do indivíduo. A expressão “saúde bucal” assume, de modo geral, um significado equivalente a um conjunto de condições, objetivas (biológicas) e subjetivas (psicológicas), que possibilita ao ser humano exercer funções como mastigação, deglutição e fonação e, também, pela dimensão estética inerente à região anatômica, exercitar a auto-estima e relacionar-se socialmente sem inibição ou constrangimento.

bucalmutilação dentária (perda de um ou mais dentes permanentes) é uma característica básica de muitas incapacidades bucais. O edentulismo (ausência total de dentes) é a expressão máxima da mutilação dentária.

Rosa e col, observaram que em 1989 o edentulismo atingia 65% entre os idosos do município de São Paulo examinados nos domicílios e 84% entre os institucionalizados. Na pesquisa de 1989, os mesmos autores encontraram ainda edentulismo em 85% dos idosos de baixa renda e 39% entre os de alta renda(9). Entre os idosos funcionalmente independentes o edentulismo foi de 66%, aumentando para 81% entre os parcialmente dependentes e para 90% entre os idosos totalmente dependentes.

Nesse sentido, no IV Congresso Mundial de Odontologia Preventiva,a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Dentária Internacional (FDI) estabeleceram uma meta para o ano 2010, relativa ao grupo de idosos: no máximo 5% das pessoas desse grupo populacional poderão estar edêntulas.

Embora as dificuldades para mastigar tenham sido mencionadas por 22% dos idosos e 3% tenham admitido dificuldades para engolir bem, o amplo emprego de vários tipos de próteses dentárias parece contribuir para minimizar os efeitos da mutilação e para uma autopercepção positiva.

Silva considera essencial entender como a pessoa percebe sua condição bucal,pois o seu comportamento é condicionado por essa percepção e pela importância dada a ela. O autor sublinha, apoiando-se em ampla literatura científica, que mesmo nos países que mantêm programas dirigidos a idosos (ainda raros no Brasil), a principal razão para estes não procurarem o serviço odontológico é a não percepção de sua necessidade.

Para Silva, estudos sobre a autopercepção mostram que ela está relacionada com alguns fatores clínicos, como o número de dentes cariados, perdidos ou restaurados e, também, com fatores subjetivos, como os sintomas de doenças e a capacidade da pessoa em sorrir, falar ou mastigar sem problemas, além de ser influenciada por fatores como a classe social, idade, renda e sexo. As pessoas conseguem perceber sua condição bucal com alguma precisão, mas pondera que a concordância entre o exame clínico e a autopercepção ocorre geralmente nos casos dolorosos e estéticos, enquanto outros problemas bucais são subestimados. Cabe ao médico geriátra e os profissionais gerontólogos alertarem ao paciente e aos familiares para o cuidado com a boca. A saúde do corpo inicia-se com a saúde bucal, permitindo uma boa mastigação e alimentação (nutrição) adequada.

Referência:

Silva S.R.C. Autopercepção das condições bucais em pessoas com 60 anos e mais de idade. [dissertação] São Paulo: Faculdade de Saúde Pública da Universidade
de São Paulo; 1999.

Ministério da Saúde. Secretaria Nacional de Programas Especiais de Saúde. Divisão Nacional de Saúde Bucal. Levantamento epidemiológico em Saúde Bucal: Brasil, zona
urbana, 1986. Brasília: CDMS; 1989.

Rosa A.G.F.; Fernandez R.A.C.; Pinto V.G.; Ramos L.R. Condições de saúde bucal em pessoas de 60 anos ou mais no município de São Paulo. Rev Saúde Pública 1992;
26:155-60.

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Núcleo de Estudos e Pesquisas de Sistemas de Saúde. Levantamento epidemiológico em saúde bucal: Estado de São Paulo, 1998. São Paulo: FSP-USP/NEPESS; 1999.

Maria Lúcia Lebrão M.L.; Duarte Y.A.O. O PROJETO SABE (SAÚDE, BEM-ESTAR E ENVELHECIMENTO)NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO:uma abordagem inicial - 2003





Medicina Prática - TUDO SOBRE MEDICINA


Saudegeriatrica.Com.Br® 2009 - 2017 - Desenvolvido por Dinamicsite