Os acidentes com  queimaduras podem ser produzidos por vários agentes: térmicos (calor ou frio), em nosso meio a forma mais comum é pelo calor; elétricos, que são de gravidade maior, pelo inchaço que ocasiona; químicas, causas por pó (use escovas macias para retirar) ou líquido (lavar continuamente por 30 minutos); atrito, semelhante as térmicas; radioatividade, são raras e de difícil tratamento.
Sabemos que em todos os casos a prevenção é o ideal, e no caso das queimaduras isto é fundamental. Examine o domicílio do idoso e verifique se existe algum ponto de risco, corriga-o imediatamente.
No idoso queimado verifique imediatamente o sistema respiratório e circulatório, ou seja, desobstrua as vias aéraeas (boca, garganta) deixando a respiração ser feita de forma bem suave. O monóxido de carbono da combustão é altamente tóxico, levando a óbito mais rapidamente que a queimadura, por insuficiência respiratória.
Veja como esta pulsação e acalme o idoso.
Procure retirar a roupa expondo a área queimada, da forma mais suave possível. Corte a roupa e retire com cuidado. Não desvista o queimado, pois o movimento de retirar a roupa pode trazer muita dor.
Chame imediatamente o serviço de resgate para remoção a centro especializado no tratamento.




MENOPAUSA


Medicina Prática - TUDO SOBRE MEDICINA


Saudegeriatrica.Com.Br® 2009 - 2017 - Desenvolvido por Dinamicsite