Programa da ONU para a terceira idade

 

As melhorias das condições de vida dos idosos, proporcionando um envelhecimento ativo e evidenciando principalmente a ação, tem sido um dos principais temas discutidos em congressos nacionais e internacionais de gerontologia .
O objetivo de acordo com o Geriatra e Gerontólogo, Armando Miguel Junior é permitir que os idosos continuem envelhecendo trabalhando com a sociedade. “O ideal é que eles não fiquem ociosos e saibam o quanto é importante o papel social que possuem”, explica.
Dados de uma pesquisa realizada no Japão revelaram que os idosos com falta de contato social tinham uma vez e meia mais chances de morrer nos três anos seguintes do que as que possuíam apoio social.
Entre os apoios sociais necessários para as boas condições de vida, Armando Miguel Junior enumera os principais:
. Moradia segura: para evitar acidentes domésticos. E também a boa conservação de calçadas e vias públicas que é uma responsabilidade do poder público, que tem uma negligência histórica em cima disso.
. Fatores psicológicos: falta de motivação, falta de socialização e falta de confiança.
. Fatores sociais: solidão e isolamento
. Fatores comportamentais: Abuso de álcool e medicamentos
. Violência e abuso contra o idoso: Não adianta ter um Estatuto do Idoso, um código de defesa se ele mesmo não consegue se defender das injustiças sociais.
. Exclusão: falta de educação e alfabetização.
Ainda de acordo com o Geriatra, os principais fatores que determinam o envelhecimento ativo são: renda, trabalho e proteção social que, na opinião do médico é falha, pois quando o idoso precisa de um atendimento médico e procura um posto de saúde, não recebe atendimento ao qual tem direto.
Entre os principais desafios que deverão tornar prático este envelhecimento ativo estão: transporte gratuito e de qualidade, criação de uma imagem mais positiva dos idosos e redução da injustiça social.

Entrevista na Radio Bandeirantes AM 1170 - Campinas dia 29/09/2005




MENOPAUSA


Medicina Prática - TUDO SOBRE MEDICINA


Saudegeriatrica.Com.Br® 2009 - 2017 - Desenvolvido por Dinamicsite