Conceito

A capacidade funcional do idoso é definida pela ausência de dificuldades no desempenho de certos gestos e de certas atividades da vida cotidiana.

Os conceitos fazem parte de um sistema de Classificação Internacional de Comprometimento, Incapacidades e Desvantagens (ICIDH) da World Hearth Organization (WHO).

O comprometimento é o aspecto orgânico, é a perda ou alteração da estrutura ou funções sejam elas psicológicas ou fisiológicas. A incapacidade é a falta ou limitação de uma habilidade, que resulta de um comprometimento, para realizar uma atividade rotineira. A desvantagem seria um prejuízo social resultante do comprometimento e da incapacidade.

No ano 2000, a WHO divulgou uma nova versão para estes conceitos, a ICIDH-2 que incopora um modelo biopsicossocial para abordar as questões dos comprometimentos da saúde.

A partir da ICIDH-2 foi elaborada a atual Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) que nada mais é do que uma referência padrão internacional que deve ser adotada para as condições de funcionalidade humana.





Medicina Prática - TUDO SOBRE MEDICINA


Saudegeriatrica.Com.Br® 2009 - 2017 - Desenvolvido por Dinamicsite