A qualidade de vida tem sido mensurada em todo o mundo com um instrumento genérico denominado questionário SF-36, Medical Outcomes Study 36 – Item Short Form Health Survey – SF-36

O SF-36 é um questionário com 36 itens agrupados em oito domínios que se referem a áreas do comportamento ou experiências alvo da medida. Os oito domínios são: capacidade funcional, aspectos físicos, dor, estado geral da saúde, vitalidade, aspectos sociais, aspectos emocionais e saúde mental.

A criação deste instrumento baseou-se numa revisão de diversos instrumentos já existentes na literatura, nos últimos 20 anos, que avaliaram alterações e limitações em várias dimensões como capacidade funcional, aspectos sociais, saúde mental e percepção geral da saúde. Para os autores, a maior dificuldade no desenvolvimento do SF-36 foi a seleção dos oito conceitos de saúde, entre mais de 40 conceitos e escalas analisadas pelos estudos de avaliação de saúde (MOS). Alguns conceitos foram seriamente considerados, mas não escolhidos, como função sexual e distúrbios do sono.

O SF-36 (Medical Outcomes Study 36 – Item Short Form Health Survey – SF-36) é um questionário multidimensional formado por 36 itens, englobados em oito domínios: capacidade funcional (10 itens), aspectos físicos (4 itens), dor (2 itens), estado geral da saúde (5 itens), vitalidade (4 itens), aspectos sociais (2 itens), aspectos emocionais (3 itens), saúde mental (5 itens) e mais uma questão de avaliação comparativa entre as condições de saúde atual e a de um ano atrás. O SF-36 avalia tanto os aspectos negativos da saúde (doença ou enfermidade), como os aspectos positivos (bem-estar).





Medicina Prática - TUDO SOBRE MEDICINA


Saudegeriatrica.Com.Br® 2009 - 2017 - Desenvolvido por Dinamicsite