Bezerra, Vera Regina Tufaile Kowask 1

De Campos, José Nelson 2


Os tratamentos paliativos (TPs) são intervenções não curativas, executadas por profissionais da área da saúde, que procuram controlar sintomas e melhorar a qualidade da sobrevida, de pacientes com doenças incuráveis e que podem durar anos. Fazem parte desse contingente de doenças, a esclerose múltipla, o mal de Alzheimer e a doença de Parkinson. O TP inclue a radioterapia, cirurgias e técnicas anestésicas.

 

Quando nos deparamos com um paciente portador de doença de mau prognóstico, há a natural tendência de já estar criada a desesperança no paciente e em sua família, pois tudo que se poderia ter feito para curar esta pessoa já se fez, e sem sucesso. Somos invadidos por uma sensação de derrota (perdemos para a doença) e, sem esperanças e derrotados, damos a notícia a família, que esperando mais do que informações, está a clamar por soluções, as quais não possuímos.

 

Nesta ocasião é que devemos aplicar o tratamento paliativo, que poderá levar ao paciente e sua família, uma esperança de sobrevida digna.

 

O apoio psicológico e social aos que convivem com uma doença neurodegenerativa é tão importante quanto o cuidado físico, sendo essencial, também, a recuperação emocional de membros da família após seu falecimento. 


 Existem doenças que causam muita dor, e o uso contínuo dos analgésicos utilizados, provoca efeitos colaterais como confusão mental, intestino lento, sonolência excessiva. Nesses casos devemos recorrer a outros profissionais como psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, anestesistas e acupunturistas.

 

A família destes pacientes, assim como eles mesmos, se estiverem preparados para o desfecho, reagirão e desempenharão melhor o papel neste caso. Para isso eles deverão receber orientação e apoio de uma equipe multidisciplinar que dará o apoio biopsicosocial e espiritual, necessários para fortalecer seus alicerces, e com isso enfrentar a morte e o morrer.

 

1. Enfemeira da Caixa de Assistencia do Banco do Brasil (CASSI)

Aluna do Curso de Pós Graduação em Saúde e Medicina Geriátrica

Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas-Metrocamp.

 

2. Médico Clínico Geral da Natura

Aluno do Curso de Pós Graduação em Saúde e Medicina Geriátrica

Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas-Metrocamp

 

Referência:

GJ Ballone - Medicina paliativa

Tema apresentado em "Painel" no II Simpósio de Fisioterapia da Metrocamp, 23-25 de novembro 2005




MENOPAUSA


Medicina Prática - TUDO SOBRE MEDICINA


Saudegeriatrica.Com.Br® 2009 - 2017 - Desenvolvido por Dinamicsite