Ribeiro, Christiane Ziggiatti 1

Regazzini, Renata Vasconcelos2


A senescência compreende uma série de alterações funcionais, orgâncias e mentais que, juntas, contibuem para que o organismo perca a capacidade plena de manter o equilíbrio homeostático. As recomendações para a prática de atividade física (AF) e a prescição de exercícios são importantes e, quando individualizadas, podem contribuir, em muito, para evitar e/ou retardar estas incapacidades.

 

Objetivo: O objetivo é o de avaliar os benefícios e risco da atividade física no idoso.

 

Metodologia: Pesquisa bibliográfica sobre o tema "Atividade física em idosos".

 

Resultados: Um programa de AF para o idoso deve ser precedido de avaliação médica, acompanhada por um educador físico e deve incluir exercícios aeróbicos, de força muscular, flexibilidade e equilíbrio.

A AF promove melhora da sensibilidade a insulina; aumento da fração plasmática do HDL-Colesterol, diminuição do LDL-Colesterol, redução significativa dos triglicérides; aumento das massas muscular e óssea; aumento da capacidade física, elasticidade e equilíbrio, diminuindo o risco de quedas; minimiza, também, as alterações cardiovasculares e pulmonares que ocorrem com o envelhecimento; permite melhorar a inserção social e previne ou retarda o declínio cognitivo do idoso.

Entre os riscos, destacam-se as lesões ortopédicas, sendo menos freqüentes as arritmias cardíacas, o infarto agudo do miocárdio e a morte súbita.

 

Conclusão: A AF apresenta inúmeros benefícios na vida diária do idoso e seu enfoque principal deve ser o de promover a saúde, controlar a doença, evitando a sua progressão e reabilitar o paciente. O entendimento das limitações bio-psico-sociais e a necessidade de individualizar a AF no idoso enfocam o atendimento multidisciplinar que temos que oferecer a esta população.

 

1. Professora de Educação Física 

Aluna do Curso de Pós Graduação em Saúde e Medicina Geriátrica

Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas-Metrocamp

2. Médica Cardiologísta

Aluna do Curso de Pós Graduação em Saúde e Medicina Geriátrica

Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas-Metrocamp

 

Referência:

 

Tema apresentado em "Apresentação oral" no II Simpósio de Fisioterapia da Metrocamp, 23-25 de novembro 2005




MENOPAUSA


Medicina Prática - TUDO SOBRE MEDICINA


Saudegeriatrica.Com.Br® 2009 - 2017 - Desenvolvido por Dinamicsite