Schaffhausser, Luiz Antonio 1

Castro, Adilson Valezin2


A Fisioterapia é uma área da saúde imprescindível à atenção primária ao idoso. Sendo assim, o fisioterapeuta deve ocupar um papel relevante nessa atenção. A fisioterapia em como objetivo, preservar as funções motoras do idoso, visando adiar a instalação de possíveis incapacidades, próprias do processo de envelhecimento, e tratar as alterações e os sintomas já surgidos. o processo de envelhecimento é caracterizado por alterações fisiológicas que acometem órgãos e sistemas, com prejuízo de suas funções.

 

O aparelho respiratório, em particular, sofre alterações anatômicas e funcionais como a redução de massa muscular necessásria à adequada ventilação, agravadas pelo alto índice de imobilidade, além de ainda estar exposto a agravantes ambientais, como poluição, tabagísmo, exposição profissional, doenças pregressas pulmonares ou não, diferenças sócio-econômicas, constitucionais e raciais, assim como as doenças de caráter crônico-degenerativas que comprometem ainda mais a função pulmonar, chegando a redução de, até 20%, dos parâmetros funcionais normais.

 

A partir dessas idéias, é notória a import6ancia da atividade física regular, auxiliada freqüentemente pelos exercícios programados pelo fisioterapêuta, no adiamento da inexorável redução da função pulmonar.

 

Os programas de condicionamento físico, assim como as manobras fisioterapeuticas globais programadas, visam diminuir a exaustão muscular, elevar o trabalho total, com a conseqüente melhora da capacidade aeróbica.

 

Quando se lida com o idoso, deve ser sempre reconhecida a sua individualidade, para a otimização de nossas propostas, relacionadas as suas atividades físicas. Uma atitude humana e gerontológica, por parte de profissionais capacitados, contribuirão, certamente, para um envelhecimento ativo.

 

1. Médico Clínico Geral do Programa da Saúde da Familia e do Trabalho (Volkswagem) em São Bernardo do Campo

Aluno do Curso de Pós Graduação em Saúde e Medicina Geriátrica

Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas-Metrocamp

2. Médico Ginecologista

Aluna do Curso de Pós Graduação em Saúde e Medicina Geriátrica

Faculdades Integradas Metropolitanas de Campinas-Metrocamp

 

Referência:

 

Tema apresentado em "Apresentação oral" no II Simpósio de Fisioterapia da Metrocamp, 23-25 de novembro 2005





Medicina Prática - TUDO SOBRE MEDICINA


Saudegeriatrica.Com.Br® 2009 - 2017 - Desenvolvido por Dinamicsite