Editorial

As projeções para o período de 2000 a 2025 permitem supor que a expectativa média de vida do brasileiro estará próxima de 80 anos, para ambos os sexos. Paralelamente a esse aumento da expectativa de vida, observa-se, a partir da década de 60, um declínio acentuado da fecundidade, levando a um aumento importante da proporção de idosos na população brasileira.
Com isso, as famílias passaram a ser constituídas por várias gerações, exigindo os necessários mecanismos de apoio mútuo entre as que compartilham o mesmo domicílio.

A família, considerada tradicionalmente, como o sistema mais efetivo de apoio aos idosos, vem sofrendo mudanças conjunturais e culturais. O número crescente de divórcios, a contínua migração dos mais jovens em busca de mercados mais promissores, e, o aumento de famílias em que a mulher exerce o papel de chefe, são situações que precisam ser levadas em conta na avaliação do suporte informal aos idosos. Essas situações geram o que se chamam de intimidade à distância, onde as diferentes gerações ou mesmo pessoas de uma mesma família ocupam residências separadas.

Em 1995, 57,6% das famílias eram constituidas por pai, mãe e filhos (considerado modelo tradicional), em 2005 este perfil familiar diminui para 50% do total; crescendo a proporção de casais sem filhos (15,2%), mães solteiras (18,3%) e um único morador (19,4%).

A emancipação feminina ajuda a explicar este fato, pois, entre 1995 e 2005, aumentou de 20,2% para 25% o percentual de mulheres entre o total de chefes de família. A emancipação feminina, levado pela maior independência financeira da mulher, adia o projeto de ter filhos, o que faz, também, com que a fecundidade caia, mesmo nas famílias onde existe um cônjuge. Neste núcleos familiares em 1995 a mulher era chefe do casal em 3,5 % dos casos e, em 2005 aumentou para 18,6%. Esse movimento a favor das mulheres, no entanto, não as livrou de ficarem sobrecarregadas com os afazeres domésticos e cuidar dos pais e avós que moram em outro domicílio.

O envelhecimento de sua população é uma questão que ultrapassa a esfera familiar e a responsabilidade individual, devendo alcançar o âmbito público. Por este motivo, é de vital importância que se promova o envelhecimento saudável ou ativo, a manutenção e a melhoria da capacidade funcional dos idosos, a prevenção de doenças, a recuperação da saúde e a reabilitação daqueles que apresentam algum déficit de sua capacidade funcional, de modo a garantir-lhes permanência no meio que vivem, exercendo de forma independente sua autonomia e suas funções na sociedade.

Em todo o mundo, a rede informal composta pela família, rede de amigos e por voluntários é a fonte primária da assistência aos idosos. Cerca de um quinto dos idosos dos países desenvolvidos recebe cuidados formais de natureza médica e social, porém, apenas um terço desses cuidados são fornecidos em instituições, um sinal de que a manutenção dos idosos na comunidade e em suas casas ainda predomina.

No Brasil, onde são poucas as alternativas de apoio formal são oferecidas, o amparo dado pela família e por outros membros da rede informal é de fundamental importância. Porém, a assistência domiciliar constitui uma importante estratégia para diminuir os custos com internações e diminuir a morbimortalidade na população idosa. Portanto, esta assistência deve ser estimulada pelos serviços de saúde, e não simplesmente repassarem a responsabilidade do idoso doente para a família, mas garantir a articulação da família com o próprio serviço, ganhando, desta forma, um grande aliado no tratamento e na preservação do bem-estar do idoso.

Referência:

KALACHE A., VERAS, R.P., RAMOS L.R. “Envelhecimento da população mundial: Um desafio novo”. Rev. Saúde Pública. 1987, 21(3): 200-10, São Paulo,SP.

NERI, A.L.; CARVALHO, V.A.M.L. O bem-estar do cuidador. Aspectos Psicossociais. In: FREITAS, E. V. et al. (orgs.) Tratado de Geriatria e Gerontologia. Editora Guanabara Koogan S.A., Rio de Janeiro, 2002. p. 778-789.





Medicina Prática - TUDO SOBRE MEDICINA


Saudegeriatrica.Com.Br® 2009 - 2017 - Desenvolvido por Dinamicsite